Todo mundo sempre tem pequenos pedaços de tecido,
sobras de projetos que ficam guardados à espera de uso.
Com um círculo de papelão, agulha, linha e algumas contas, é fácil fazer uma guirlanda para enfeitar a árvore de Natal.
Além de reaproveitar materiais, seu final de ano fica mais personalizado.
Veja o tutorial e inspire-se.
Para fazer estas pequenas guirlandas,
eu reciclei o papelão de embalagens que recebi esta semana pelo correio.
Usando a boca de uma caneca, risquei a parte de fora da guirlanda. Com o fundo da caneca,
risquei – no meio do primeiro círculo – a parte de dentro da guirlanda.
Corte tiras estreitas e longas de sobras de tecido. Como você está reciclando, não se preocupe com o as medidas. Aproveite o que está disponível. Você não precisa usar apenas padronagens natalinas. Também fica bacana fazer guirlandas com xadrez, petit pois, listras, pequenas flores…
Dobre as bordas do tecido e comece a enrolar no papelão. Use agulha e linha para costurar o tecido nele mesmo, para que fique firme em volta do círculo.
Continue enrolando o tecido no papelão. Com as dobras, sua guirlanda ficará cheia de pregas. Além de dar um enfeito bonito, elas facilitam um monte o trabalho.
Quando a tira de tecido chegar ao fim, costure-a, prendendo bem. Aproveite a mesma linha para costurar uma nova tira e repita o processo até chegar forrar todo o papelão.
Arremate costurando a ponta do tecido.
Agora é só decorar. Para isso, utilize fitas e contas que você já tem em casa. Outra opção é reciclar enfeites de natais passados, aproveitando pequenos elementos.
Costure os enfeites na guirlanda e arremate tudo com um belo laço de fita. Você pode fazer várias e enfeitar a sua árvore de Natal toda com elas. Ou pode espalhá-las pela casa, em maçanetas e espelhos. Fica charmoso e você não vai gastar praticamente nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário